SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
EQUILÍBRIO EMOCIONAL
ATUALIZADO EM: 07-09-2022 08:48:52

Na noite desta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação promoveu um encontro com os profissionais da área para tratar do tema “Depressão e Ansiedade nas Escolas: um contexto pós pandêmico.”

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Victor Macias (@victorh_macias), que tratou do tema com muita diligência, abordando pautas como os conceitos básicos de depressão e ansiedade, bullying e a realidade enfrentada pelos alunos dentro das escolas atualmente.

Há uma ‘explosão’ de pessoas com transtornos de ansiedade e outras questões. Assim, a hora de reavaliarmos modelos é agora, para que tenhamos menos impacto no futuro. A pandemia desencadeou uma série de problemas socioemocionais e está sendo um alerta de que precisamos olhar com mais cuidado para a saúde mental.

É importante discutir sobre o assunto, uma vez que o distanciamento da sala de aula durante os últimos 2 anos impactou de forma significativa a saúde mental dos alunos. A escola é a segunda grande instituição social da qual os indivíduos fazem parte e o lugar de construção de relações sociais importantes.

Por isso, além de olhar o desenvolvimento das questões socioemocionais com os estudantes, o atual momento em que muitas pessoas sentem ainda os impactos da pandemia, também é necessário um cuidado redobrado e um olhar atento para o emocional dos educadores.

Informações & Imagens: ASCOM Prefeitura Municipal

© Todos os direitos reservados 2022