Cumprindo uma tradição de mais de 50 anos, aos domingos, acontece a Feira do Distrito São José. A Prefeitura de Esplanada, por meio da Secretaria de Agricultura e SEMAF, requalificou a feira e neste domingo (11), ela foi reinaugurada.
Originalmente, as feiras foram criadas pelos mercadores itinerantes (os chamados mascates), e destacaram-se como importantes entrepostos comerciais, e como centro do desenvolvimento urbano. Os mercadores, principais responsáveis pelas atividades comerciais, deslocavam-se de uma região para outra negociando suas mercadorias.
Depois de fixarem-se em determinados espaços, as feiras livres se transformaram, num importante espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar, indo muito além disso: é também espaço de socialização, identidade regional e cultural e também de articulação política, que faz parte da dinâmica das feiras livres, tanto da sede, quanto dos distritos do município.
Quando observamos os feirantes e seu relacionamento com outros atores sociais, é que compreendemos os aspectos econômicos, através da representação na renda dos agricultores, da gestão autônoma dos feirantes, da movimentação da economia local e no seu potencial para fortalecimento e expansão, além dos aspectos socioculturais, nas relações de pertencimento estabelecidas neste espaço.
Com muita vontade e disposição de fazer, a gestão municipal conseguiu unir a tradição com a modernidade, trazendo mais um benefício para todo povo de São José e região.
Informações e Imagens: ASCOM Prefeitura Municipal