CONSCIENTIZAR PARA PREVENIR
CONSCIENTIZAR PARA PREVENIR
MEIO AMBIENTE
ATUALIZADO EM: 17-10-2022 12:58:27

Neste domingo (16), equipes da SEMMADS, GCM, e COPPA (Companhia Independente de Polícia de proteção ambiental), estiveram realizando um mutirão de conscientização, sobre o meio ambiente em Baixio, litoral Esplanadense.

Foram abordados vários temas, como segurança dos banhistas, poluição sonora e tráfego de veículos na faixa de areia.

Esta conscientização é de suma importância, pois todas trazem consequências, até com o resultado morte (no caso do tráfego de veículos).

CIRCULAÇÃO DE VÍCULOS: Onde tem presença de banhistas é terminantemente proibido esta circulação, pois os usuários dessas praias ficam totalmente expostos, a acidentes de diversos tipos. Além de ameaçarem banhistas e transeuntes, os veículos agridem fortemente o ecossistema quando atravessam a faixa de areia. Matam e espantam animais, destroem ninhos, compactam o solo, facilitando a erosão, e podem, a médio e longo prazo, alterar a dinâmica costeira.

POLUIÇÃO SONORA: Outro ponto importante é a poluição sonora, o ruído excessivo e constante, mais além dos efeitos negativos na audição, pode provocar outros problemas na saúde humana, especialmente entre os mais jovens e mais idosos, como agitação respiratória, aceleração da pulsação, aumento da pressão arterial, dor de cabeça e, no caso de barulhos extremos e constantes, gastrites, colites ou inclusive enfartes. O ruído pode provocar episódios de estresse, fadiga, depressão, ansiedade ou histeria, tanto em seres humanos quanto em animais.

SEGURANÇA DAS CRIANÇAS: Vigilância constante nas crianças: Esse é um cuidado básico que pode parecer até demasiado óbvio. Só que a verdade é que é natural que adultos também queiram descansar e acabem se descuidando.

O ideal é fazer um revezamento, de modo a manter a vigilância sempre atenta. Não falamos apenas de riscos de afogamento. É preciso vigiar para que os pequenos não levem coisas da areia diretamente à boca, expondo-se a microrganismos que podem transmitir doenças. Além disso, é preciso também não descartar o risco que a grande quantidade de banhistas oferece em termos de possibilidade de rapto e desaparecimento.

Acompanhe as crianças durante eventuais mergulhos de mar e estabeleça um raio seguro para que elas brinquem na areia, a uma distância que os adultos nunca as percam de vista.

Informações & Imagens: ASCOM Prefeitura Municipal

 

© Todos os direitos reservados 2024