Considerada por muitos uma extensão do Gabinete do Prefeito, a SECAD é o ‘Calcanhar de Aquiles’ de qualquer gestão. Cabe a esta pasta, o planejamento operacional e a execução da política administrativa aos órgãos da gestão, nas áreas de recursos humanos, serviços gerais, organização e métodos, informática, tecnologia da informação, manutenção e suprimentos para o desenvolvimento das atividades; Manter as atividades da Secretaria objetivando o apoio e a orientação às demais áreas; Operacionalizar as atividades do Departamento de Folha de Pagamento, Registro e Cadastro, entre outras.
A lista de atribuições de um Secretário de Administração é imensa, e o recém empossado Secretário Héber Amaro, numa conversa informal com esta Assessoria foi enfático ao dizer:
“Meu maior desafio será integrar todos os órgãos municipais, objetivando diminuir os gargalos, e a consequente resolução das demandas de uma forma eficiente, para uma maior satisfação do munícipe pagador de impostos”
Sem dúvida é uma excelente meta a ser batida, afinal o cenário mundial impulsiona as instituições a buscarem alternativas para melhorar sempre, e a solução encontra-se na qualidade no atendimento ao público-pagador de impostos. Neste sentido os gestores devem investir no desenvolvimento de suas equipes, esteja ela em contato direto com o contribuinte ou não, pois independente em que estágio o processo esteja, o funcionário participará no produto final.
A preocupação com o contribuinte necessita ser constante, e é um fator basilar para o crescimento da organização. Nesse contexto, não podemos negligenciar a atenção para com os colaboradores, pois são seres humanos que muitas vezes dependem apenas de um estímulo, uma motivação ou um elogio para fazer um trabalho bem feito. A razão de ser das empresas privadas é o lucro, pois é dele que elas sobrevivem, enquanto as organizações públicas têm como objetivo responder as necessidades da população, ou seja, as demandas sociais.
Informações & Imagens: ASCOM Prefeitura Municipal