SETOR DE TRIBUTOS MUNICIPAL
SETOR DE TRIBUTOS MUNICIPAL
TRIBUTOS
ATUALIZADO EM: 20-03-2023 15:15:33

O departamento tributário de uma prefeitura exerce um papel de grande importância dentro da administração. Apesar de grande parte das ações institucionais possuírem o foco em atividades operacionais, as questões tributárias também sãoessenciais para sua sobrevivência e competitividade no mercado.

O Brasil possui um complexo sistema tributário que inclui vários impostos, taxas e contribuições que devem ser pagos todos os meses pelas pessoas físicas e jurídicas. Entre impostos federais, estaduais e municipais, muitos empresários ficam perdidos com as exigências feitas pelo poder público.

Entretanto, o recolhimento correto de todos os tributos é fundamental para que o contribuinte atue de forma lícita e evite ter que pagar multas ou sofrer outras penalidades.

O departamento tributário é o setor da prefeitura que lida com todas essas informações. Mais do que apurar tributos e entregar obrigações acessórias, o setor tributário fica responsável por todo o impacto dos tributos nas atividades da gestão auxiliando com a geração de informações úteis para a tomada de decisão.

Com uma equipe afinada composta por: Thenysson Rodrigues Mattos (Diretor de Tributos); Paulo Simões dos Santos (Coord. Fiscalização Tributária); Carlos Fernando Nascimento da Silveira (Coord. Dívida Ativa); Adalberto Santos de Araújo (Tec. Contabilidade); Agnelo Moura dos Santos (Auxiliar Administrativo), enfrentam todos os tipos de desafios.

Porem, o  principal desafio desse departamento sempre foi garantir o recolhimento adequado de todos os tributos e cumprimento das obrigações acessórias. Com o passar dos tempos, encontrar as melhores alternativas de regime tributário também passou a ser uma grande prioridade dentro do setor, pois nos últimos anos também cresceu a necessidade de otimizar as atividades tributárias e reduzir custos de execução. Se toda organização deve funcionar como uma só, os ganhos de obtidos por um setor impactam em toda empresa, seja uma redução de custos administrativos ou o aumento da produtividade do setor comercial.

Com o departamento tributário não é diferente. Quando as atividades funcionam com eficiência, é possível aumentar a produtividade e reduzir custos, beneficiando toda a instituição.

Informações & Imagens ASCOM Prefeitura Municipal

 

© Todos os direitos reservados 2024