1º ENCONTRO DE 2023 DA CÂMARA TÉCNICA DA COSTA DOS COQUEIROS
1º ENCONTRO DE 2023 DA CÂMARA TÉCNICA DA COSTA DOS COQUEIROS
TURISMO DA COSTA DOS COQUEIROS
ATUALIZADO EM: 23-03-2023 21:38:19

Nesta quarta-feira (22), Esplanada sediou pela primeira vez o encontro da Câmara Técnica da Costa dos Coqueiros, em Baixio.

A Câmara é composta pelos Gestores de turismo dos nove municípios que fazem parte da zona turística Costa dos Coqueiros, além de técnicos do segmento e órgãos do trade turístico.

Estiveram presentes os representantes dos municípios de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas e Mata de São João, além de representantes do BNB, Senac, CDL Esplanada e outros órgãos ligados ao trade.

O encontro de hoje teve como tema “Estratégias de Desenvolvimento Turístico para a Costa dos Coqueiros” e contou com a participação e apoio da Prima Empreendimentos, que nos recebeu no auditório do Hotel Ponta do Inhambupe.

O Presidente Franklin Euzébio iniciou a pauta após as saudações institucionais e pronunciamento das autoridades presentes.

O prefeito de Esplanada estava no evento e deu as boas-vindas aos presentes, colocando-se à disposição para o que for necessário a fim de colaborar com o fortalecimento do turismo, que é um vetor de crescimento socioeconômico. E ressaltou a parceria profícua com o Governo do Estado por meio da Setur BA para a promoção do destino Baixio.

O Secretário de Turismo de Esplanada, Fabrício Pimenta, enfatizou a importância da Câmara Técnica e da parceria público-privada para conduzir todo o processo de ações que viabilizarão o desenvolvimento sustentável da nossa região.

A primeira apresentação, em clima de boas-vindas,  foi do Sr. Antônio Barreto, Diretor de Destino da Prima Empreendimentos em Baixio, que explanou detalhadamente sobre a diversidade de empreendimentos de grande porte em Baixio que promoverá um desenvolvimento socioeconômico para o turismo na região, confirmando a disponibilização uma sala no Centro Comercial para que a Câmara Técnica monte a sua sede, o que facilitará as ações desta instância de governança regional.

Houve ainda a apresentação de um “case” de sucesso que já está em uso em alguns destinos turísticos: o representante Valdinei Oliveira da Fintech – Cashpago explicou as inovações tecnológicas para as operações financeiras e processamento de dados do setor turístico.

Houve também a apresentação de programas de fomento e investimento do Banco do Nordeste. O Sr. Antonio Lobo falou sobre o Plano de Ações Territoriais (PAT) voltado para o turismo e explanou sobre linhas de crédito disponíveis para microempreendedores do segmento turístico.

Por fim, o Diretor Administrativo Lúcio Flávio iniciou a formação de uma Comissão de construção do Plano de Ação que visa melhorar o desenvolvimento regional do turismo pautado nos moldes do ESG, sustentabilidade, autonomia e marketing. Durante essa apresentação, a Prima Empreendimentos prontamente confirmou o interesse em colaborar ativamente com a Câmara Costa dos Coqueiros.

Os convidados foram recebidos por um grupo de capoeira da localidade e receberam um souvenir da Comunidade Quilombola da Piaçava @ajarquiba, projeto socioambiental e sustentável apoiado pela Prefeitura de Esplanada.

Encerrando a reunião, o Prefeito Nandinho e o Secretário Fabrício Pimenta agradeceram o apoio da Prima Empreendimentos, dos gestores e trade presente. Ambos ressaltaram o compromisso de desenvolvimento socioeconômico por meio das operações turísticas e principalmente por parcerias público-privadas profícuas nas quais a sustentabilidade de nosso patrimônio natural e cultural sejam respeitadas.

É nesse caminho que a Prefeitura de Esplanada segue trabalhando: fortalecendo as parcerias com os setores públicos, iniciativa privada e comunidade.

Informações & Imagens: ASCOM Prefeitura de Esplanada

© Todos os direitos reservados 2024