ASCOM: O ELO DA PREFEITURA COM O MUNDO
ASCOM: O ELO DA PREFEITURA COM O MUNDO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
ATUALIZADO EM: 17-04-2023 07:18:00

À assessoria de comunicação (ASCOM), é o órgão que torna visível as ações, sejam elas institucionais ou empresarias. Geralmente, num entendimento distorcido, este departamento muitas vezes é associado ao órgão que tão somente faz a conexão com a mídia. Contudo, as ações envolvem diversas atividades complexas que necessitam de uma equipe multidisciplinar integrada.

Portanto, trata-se de um setor imprescindível para quem deseja conhecer seus pontos fortes e fracos. De um modo geral, à ASCOM desenvolve atividades com o objetivo de criar vínculos entre a instituição, pública ou privada, e o público por meio da mídia.

Geralmente, a equipe de assessoria conta com profissionais do marketing, de publicidade e propaganda, do jornalismo e das relações públicas. Por se tratar de uma função bastante complexa, o assessor de comunicação possui diversas atribuições dentro de uma instituição.

Entre tantas podemos destacar a criação de um plano de comunicação e das estratégias midiáticas para a empresa, elaborar campanhas publicitárias com o intuito de apresentar os serviços e produtos, sejam eles de interesse privado ou público; Estabelecer vínculos com jornalistas e a mídia como um todo, com o objetivo de definir um fluxo de informação sobre a instituição na imprensa;

Zelar pela imagem institucional da companhia, acompanhando os veículos de comunicação e além disso, a assessoria de comunicação é responsável por algumas atividades específicas como gerenciamento de crise, pois em muitos casos, a instituição ou o assessorado podem sofrer com ataques à sua imagem institucional ou à sua reputação.

Diante disso, o assessor de comunicação faz o gerenciamento de crise que consiste em contornar essas situações e evitar maiores danos por meio de estratégias midiáticas.

Na Prefeitura de Esplanada, a Assessoria de comunicação é composta pela Diretora Thaynã Silva, pelos fotógrafos e ilustradores Eduardo Araújo, Juliana Macedo, e pelo Designer Gráfico Tarcísio Frei. Esse time é o grande responsável pela imagem da Prefeitura com o mundo externo. A assessoria de Comunicação é especialista em ‘apagar incêndio’, pois uma boa assessoria é capaz de prever os momentos de crise e elaborar um plano de gerenciamento que envolve respostas direcionadas, visando o aumento da credibilidade, contudo, existem situações imprevisíveis, assim cabe ao profissional saber responder rapidamente e agir de forma a resolver a situação delicada.

Atualmente, instituições que não possuem presença nas redes sociais perdem espaço e não conseguem ter um bom posicionamento de marca junto aos clientes. Algumas apresentam melhores resultados em redes sociais visuais, como o YouTube e Instagram, enquanto outras desejam se posicionar no mercado corporativo, assim, o LinkedIn parece a melhor opção. Portanto, cabe a assessoria de comunicação identificar quais redes sociais são prioritárias, e como desenvolver um tom de voz único para a marca nesses ambientes.

Informações & Imagens: ASCOM Prefeitura Municipal

© Todos os direitos reservados 2024