Esplanada cumpre metas e permanece no Mapa do Turismo do Brasil
Esplanada cumpre metas e permanece no Mapa do Turismo do Brasil
TURISMO
ATUALIZADO EM: 04-04-2022 15:06:14

O Ministério do Turismo (MTur) publicou no dia 28/03 a nova edição do Mapa do Turismo Brasileiro (2022), que é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017 ; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017 ; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Pesquisa de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Pesquisa de Demanda Internacional 2017– MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico.(www.mapa.turismo.gov.br).

A Bahia foi o primeiro estado a concluir o processo de inclusão de informações e de homologação dos cadastros no sistema do Mapa do Turismo. E Esplanada não ficou de fora, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento do município e da Costa dos Coqueiros, zona turística da qual faz parte.

 

Fonte: Ascom - Prefeitura de Esplanada

TRABALHO E EMPREGO
Praça Monsenhor Zacarias Luz, s/n Esplanada – BA – CEP: 48370-000
CNPJ: 13885231000171
© Todos os direitos reservados 2022