REABERTURA DA APAE EM ESPLANADA
REABERTURA DA APAE
ATUALIZADO EM: 09-03-2023 15:45:38

Nesta quinta 09/03, representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Esplanada, reuniram-se com a Secretária de Educação e Secretária de Obras e Serviços, para tratarem de questões sobre a reabertura da Associação.

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi criada no Rio de Janeiro em 1954, e caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal, é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla.

O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

O Movimento é capitaneado nacionalmente pela FENAPAEs (Federação Nacional das APAEs) e nos estados (23) pelas respectivas FEAPAEs (Federações Estaduais das Apaes).

A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional. No Paraná são 350 unidades. Em todo o Brasil propiciam atenção integral a cerca de 250.000 pessoas com deficiência. É o maior movimento social do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.

Com a parceria do poder público na reabertura da Entidade, e sensível a causa Apaeana, a Prefeitura de Esplanada, em comum acordo com os presentes, determinou a elaboração de um projeto de lei que legitima o poder público a execução da reforma, tendo em vista que a Unidade pertence a rede privada de ensino.

Informações & Imagens: ASCOM prefeitura de Esplanada